Você pode ler sobre tecnologia mesmo sem amar o assunto

O universo digital é muito mais do que computadores, códigos binários e aquelas telas verdes que vemos nos filmes de ficção. Separamos sugestões de leitura que vão te fazer repensar seu contato com a tecnologia

Manter um livro na cabeceira da cama pode ser aquele incentivo que você precisava para passar menos horas em frente ao computador ou conectado via celular. Ative o modo noturno e leia histórias daqueles que tornaram os @ e www uma realidade.

Onde os Magos Nunca Dormem, Katie Hafner e Matthew Lyon, Red Tapioca
Se estamos 24 horas do dia conectados é porque alguém, lááá atrás, teve a ideia de criar a internet. No livro, os jornalistas Katie Hafner e Matthew Lyon contam esta história, que começa em 1969. Ao longo das décadas, o governo americano e os cientistas tiveram grandes conflitos no desenvolvimento do projeto. Houve troca de comando, brigas, muito estresse, mas passados 50 anos a internet tem um papel fundamental em nossas vidas. A narrativa soa como uma grande reportagem aos leitores.

Lab Girl, Hope Jahren, Harper Collins
“Como uma cientista mulher, eu ainda sou incomum, mas em meu coração eu nunca fui outra coisa”. Presente na lista dos livros preferidos de 2019 do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o livro conta a história da própria autora, uma cientista que se dedicou a estudar a natureza — Hope Jahren, inclusive, foi eleita em 2016 pela revista Time uma das pessoas mais influentes do ano. Na obra, ela passa por todas as etapas de sua vida, desde a infância até os momentos atuais.

Humilhado: Como a era da internet mudou o julgamento público, Jon Ronson, Best Seller
Você já ouviu falar da política de cancelamento? O comportamento acontece muito no universo digital. Basta um anônimo ou uma celebridade dar uma escorregada, falar uma besteira e pronto: foi cancelado. O mundo online não permite redenção. Um comportamento ainda mais exacerbado quando falamos dos chamados “haters”. Neste livro, o jornalista e documentarista Jon Ronson, nascido no País de Gales, fez um estudo de três anos sobre as humilhações virtuais. Ele analisa como o linchamento ganhou força nas redes sociais, como se sente quem é vítima e quem é o causador do problema.

Direct From Dell: Strategies that Revolutionized an Industry, Michael Dell e Catherine Fredman, Harper Collins
Ainda sem versão em português, o livro escrito por Michael Dell conta a história de vida do fundador da gigante de tecnologia desde sua infância, passando por quando ele fundou a corporação aos 19 anos e ainda cursava a Universidade do Texas, até todas as dificuldades que enfrentou em sua jornada de empreendedorismo.

21 lições para o século 21, Yuval Noah Harari, Companhia das Letras
Yuval é um nome muito conhecido no universo da literatura. Ele é o autor do best-seller Sapiens, que conta a história da humanidade. Neste livro, o historiador israelense faz uma análise de questões muito pertinentes da atualidade – passando pelas crises tecnológicas, o que ele chama de uma “epidemia de fake news” e o medo de guerras nucleares futuras. Como diz a própria resenha do livro, a obra aborda o desafio de manter o foco frente às questões que nos deixam aflitos — muito pertinente para entender melhor o momento que estamos vivendo.

Os heróis da revolução: Como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Mark Zuckerberg e outros mudaram para sempre as nossas vidas, Steven Levy, Editora Évora
Muitas das tecnologias que usamos hoje nasceram em lugares inusitados, fruto de mentes brilhantes. Este livro propõe um passeio pelo tempo, volta à década de 1950 e traça uma linha na evolução do universo digital: desde o nascimento dos primeiros laboratórios de computação até a criação das redes sociais. Em sua resenha da obra, o jornal americano The New York Times disse: “Uma notável coleção de personagens que explora corajosamente as entranhas de suas mentes, um mundo interior no qual ninguém antes jamais mergulhou”.