5 mudanças sustentáveis da Dell Technologies

Pequenas ações transformam o mundo. Lançado em 2013, o Legacy of Good Plan 2020 traçou metas para evitar o desperdício de água e energia da empresa. Em menos de sete anos, muito mudou.

Foto: Unsplash / Reprodução

A preocupação com o meio ambiente é uma questão cada vez mais ressonante no mundo. O pedido de ajuda para o planeta ecoa em discussões, planos e tratados em busca de soluções em prol da sustentabilidade. Alinhada com essa preocupação, em 2013 a Dell Technologies se propôs a mudar seus processos de forma a otimizar os recursos finitos envolvidos na produção. Uma transformação boa para o planeta e lucrativa para a empresa. 

O chamado Legacy of Good Plan 2020  listou objetivos que a corporação deveria alcançar em sete anos visando a conservação do meio ambiente não apenas de maneira direta, como também por meio ações transformadoras envolvendo seus colaboradores. O resultado, ainda meses antes da linha de chegada, é impactante e auspicioso, na casa dos milhões em quase tudo o que foi medido. A Dell Technologies transforma o mundo. E nós mudamos junto com ele.

Veja os highlights: 

Quase um bilhão de quilos em reciclagem

Equipamento usado não é lixo comum, é resíduo de reciclagem. Nesses anos, a parceria da Dell Reconnect (serviço de reciclagem) com a Goodwill (revendas de ativos Dell Technologies) recuperou cerca de 900 milhões de quilos de materiais eletrônicos. É quase um bilhão de quilos, ou um milhão de toneladas de descarte sendo utilizado de forma inteligente. Com esse número, a meta foi alcançada antes de 2020.

Recicla e volta

Reciclar não é apenas doar materiais usados para que ganhem novos usos nas mãos de terceiros. A própria Dell Technologies reutilizou 45 milhões de quilos de plástico e outros materiais na produção de itens de seu portfólio. A criação inteligente também ajudou a empresa a bater a meta antes do previsto. 

Prédios sustentáveis 

Não adianta pensar em tornar a produção mais ecoconsciente e esquecer do dia a dia. Por isso, melhorias nos prédios de escritórios da Dell Technologies também foram incluídas no Legacy of Good Plan 2020. As iniciativas de sustentabilidade chegaram a 100% das operações nos edifícios operados pela Dell Technologies, o que inclui o uso de energia renovável e o consumo mais consciente de água, entre outras ações. Novamente, as metas dos prédios sustentáveis também foram atingidas antes do previsto. 

Leia mais | Tecnologias incluem pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Cuidado com a água

Você pode nem imaginar, mas o processo de fabricação de peças eletrônicas usa, sim, água — um dos bens naturais mais preciosos e negligenciados. Não por acaso, uma das metas da Dell Technologies era diminuir o gasto de água em sua linha de produção. Dito e feito. Em sete anos, evitou-se o desperdício de 4,56 milhões de metros cúbicos.

Mix de sucesso 

Reciclar e evitar desperdício. Com o uso do Legacy of Good Plan 2020, criou-se um novo processo na produção de mochilas e maletas para notebooks. Passou-se a usar polivinil butiral (rPVB) reciclado, o mesmo material encontrado nos para-brisas dos carros, para tornar os produtos à prova d’água, e um novo método de tingimento, que despende 90% menos de água e 29% menos de energia.

Descubra mais em Dell Technologies