10 momentos marcantes da Dell Technologies no Brasil

No dia 3 de novembro, a Dell Technologies comemora 20 anos de presença no Brasil. Durante essa trajetória, alguns acontecimentos marcaram a trajetória de crescimento e sucesso da empresa no país

Em 20 anos de história no Brasil, a Dell Technologies superou obstáculos e alcançou inúmeras vitórias. Hoje, a empresa é líder no mercado brasileiro de PCs e exemplo no desenvolvimento de diversas soluções inovadoras. Veja os 10 acontecimentos que foram marcos na trajetória da Dell no país: 

1. Inauguração de sede no Brasil

Em novembro de 1999, a Dell Technologies inaugurou a primeira fábrica e sede do Brasil, na cidade de Eldorado do Sul (RS). A cerimônia de inauguração da unidade, que até então era a única da América Latina e a quarta da Dell fora dos Estados Unidos, contou com a presença do fundador e presidente da empresa, Michael Dell. A fábrica começou produzindo apenas desktops, hoje só um dos muitos produtos do portfólio da Dell Technologies no país.

2. Produção de servidores no Brasil 

Com menos de dois anos de presença no país, em fevereiro de 2001 a Dell Technologies alcançou uma grande conquista ao começar a produzir servidores para o mercado nacional. 

3. Inauguração da fábrica de Hortolândia 

No dia 14 de maio de 2007, a Dell Technologies migrou sua produção para a fábrica de Hortolândia, em São Paulo. A cidade, que tem por volta de 200 mil habitantes e está localizada a 100 km da capital paulista, passou a abrigar, então, uma filial da linha de produção de notebooks, desktops e servidores de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

4. Dell Technologies reduz tempo de entrega dos produtos

Com a inauguração de um Centro de Consolidação de Ordens (CCO), em março de 2012, a Dell foi capaz de realizar o sequenciamento e a consolidação de pedidos de um mesmo cliente em uma única ordem. Isso foi feito a partir de um sistema específico e, assim, reduziu o tempo de entrega dos produtos de 8 para 5 dias, em média.

5. Clientes passam a experimentar e testar soluções da Dell 

Para que os clientes pudessem experimentar e testar soluções da Dell, foi inaugurado o Dell Technologies Solution Center em março de 2014, em São Paulo. O espaço, que existe em 15 países, possibilita que os clientes tenham acesso aos especialistas para desenhar projetos. Dessa forma, eles podem ter uma visão prática de como funcionam as soluções inovadoras oferecidas pela empresa.

Foto: Dell Technologies

6. Dell Technologies assume a liderança do mercado brasileiro 

De acordo com um relatório da IDC Brasil do primeiro trimestre de 2015, de todas as unidades de PCs vendidas, quase 16% levavam a marca da Dell. Isso fez com que a empresa se tornasse a líder do mercado brasileiro de PCs, onde se mantém até hoje. 

7. Produção de soluções hiperconvergentes

Em junho de 2016, a Dell iniciou a produção de soluções hiperconvergentes no Brasil. Elas nada mais são do que infraestruturas que combinam processamento, armazenamento e sistema de rede em uma única plataforma. Dessa forma, os resultados dos negócios são acelerados e a complexidade do data center é menor. 

8. Fusão com EMC 

Considerada a maior aquisição da história de TI, a Dell Technologies realizou uma fusão com a EMC em 7 de setembro de 2016. A combinação de ambas criou a empresa com o portfólio mais inovador e mais completo para apoiar companhias na transformação digital.

Foto: Dell Technologies Transforma

9. 17 milhões de unidades produzidas pela Dell no Brasil  

Em 2019, a Dell atingiu a marca de 17 milhões de unidades fabricadas no Brasil, grande parte disso na fábrica em Hortolândia (SP) onde, atualmente, são fabricados computadores, servidores, soluções de armazenamento e de hiperconvergência.

10. Celebração dos 20 anos no Brasil

Em novembro de 2019, a Dell Technologies celebrará 20 anos de sua presença no Brasil em um evento especial e por meio de histórias que enaltecem sua trajetória a serem publicadas aqui, no Dell Technologies Transforma.